Sindsaúde-Ba participa de capacitação para formação da CIST

A Presidente do Sindsaúde Ivanilda Brito e a diretora administrativa Maria Leonor Carvalho, participaram do Curso de Capacitação para Formação da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador-CIST, realizado na Diretoria de Vigilância e Atenção à Saúde do Trabalhador-DIVAST, nesta terça-feira (3/7).

A CIST é um dos mecanismos de controle social na área de saúde do trabalhador e é vinculada aos Conselhos de Saúde, sendo uma instância que tem por finalidade articular políticas e programas de interesses para Saúde dos Trabalhadores e Trabalhadoras no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS.

O curso foi realizado pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia, através da Superintendência de Recursos Humanos (SUPERH) e da Diretoria de Gestão do Trabalho (DGEST), tendo como expositora a coordenadora Ana Flávia, que apresentou os objetivos da comissão e sua importância enquanto instância. Também participaram da capacitação os membros atuais da CIST da DIVAST.

Durante o evento foi realizada uma roda de conversa, na qual foi ressaltada a importância da participação do Sindsaúde-Ba na Comissão enquanto representação jurídica dos trabalhadores. A presidente da entidade Ivanilda Brito abriu o debate falando da preocupação do sindicato em relação à saúde mental dos trabalhadores e dos diversos casos de adoecimentos que estão sendo recorrentes na Sesab, no qual os servidores precisam passar por um processo de readaptação para voltar ao trabalho.

Ivanilda destacou também que o Planserv precisa, junto à Junta Médica, verificar o número de afastamentos por doença mental para poder oferecer uma assistência especializada aos beneficiários, levando em conta a quantidade de servidores que tem cometido suicídios.Somente no primeiro semestre deste ano já ocorreram três casos de suicídios envolvendo servidores da saúde, o que tem causado grande preocupação à gestão do Sindsaúde-Ba.