OUTRAS NOTÍCIAS

Mensagem do presidente do Sindsaúde-Ba pelo Dia do Servidor

Banner dia do servidor

A ação de servir à comunidade constitui-se na missão primordial do serviço público e essa missão é a razão da existência da administração governamental. Os(as) trabalhadores(as) do serviço público, em especial os(as) da Saúde, desempenham essa tarefa com dedicação e virtuosidade, mesmo agora quando estamos experimentando um dos piores momento de retrocesso e desordem política, com a desenfreada desvalorização dos(as) servidores(as), bem como o descaso com as condições de trabalho nas três esferas de poder.

SINDSAÚDE-BA não poderia deixar, portanto, de parabenizar os(as) trabalhadores(as) do serviço público pela passagem de seu dia, como também protestar pela situação em que nos encontramos. São dois anos sem reajustes, acumulando perdas salariais e de direitos, o que deixa uma grande parcela do funcionalismo estadual com o salário abaixo do mínimo e com o seu poder aquisitivo significativamente reduzido.

Na Saúde a situação é ainda mais grave, graças a determinadas medidas adotadas pelo Governo do Estado, como o corte da insalubridade em 2015; a suspensão da consignação a partir do mês de maio de 2017, de forma arbitrária; e o descumprimento do acordo quanto ao pagamento da progressão devida, retroativa a 2014.

O governador Rui Costa e o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, têm se notabilizado pela intransigência e falta de diálogo com as entidades representativas dos(as) trabalhadores(as). Apesar das diversas tentativas, ambos vêm ignorando os apelos da entidade.

No Dia do Servidor Público o SINDSAÚDE-BA saúda toda a categoria, especialmente os(as) trabalhadores(as) da Saúde, que enfrentam com garra e dignidade a luta contra a perda de direitos trabalhistas e o enfraquecimento e sucateamento do SUS.  Sabemos que não é fácil encarar essa política perversa, que torna cada vez mais distante o sonho da saúde pública de qualidade e universal. Mas não podemos esmorecer diante das adversidades. Pelo contrário, temos que encontrar na união a força para resistir e avançar.

Parabéns servidor! Por continuar acreditando que é possível um mundo mais justo e igual para todos, onde não impere a desigualdade e a intolerância. E que nosso papel é fundamental nesse processo. Só unidos e fortalecidos conseguiremos transformar essa realidade.