OUTRAS NOTÍCIAS

Presidente do Sindsaúde participa de Conferência Municipal de Saúde de Ibotirama

20767890_1931919133717272_1413938874152954515_nO presidente do Sindsaúde e membro do Conselho Estadual de Saúde Silvio Roberto dos Anjos e Silva, participou como palestrante da V Conferência Municipal de Saúde de Ibotirama, no dia 9 de julho.

Com o tema “Atenção à saúde integral e humanizada: Um compromisso de todos”, o evento foi realizado no CETEP Velho Chico, reunindo trabalhadores da saúde, usuários dos serviços, representantes do poder executivo e legislativo e de associações e sindicatos.

20663934_1931918903717295_4187306120812924551_n

A Conferência teve como objetivo avaliar a situação da saúde na cidade e propor as diretrizes para a formulação de políticas públicas que norteará o planejamento e definição das ações e metas prioritárias que comporão o Plano Municipal de Saúde de Ibotirama entre os anos 2018 a 2021.

20663920_1931918840383968_1707768703137391557_nO presidente do Sindsaúde ressaltou em sua apresentação as diretrizes que norteiam a elaboração do Plano. Dentre elas, a necessidade de assegurar o acesso universal às ações e serviços de saúde integrais e de qualidade para a população, e o fortalecimento dos espaços de participação social em todas as políticas públicas, especialmente as conferências e conselhos, garantindo independência e o caráter deliberativo dos conselhos de saúde.

Também são diretrizes a garantia de financiamento estável e sustentável para o SUS e o fortalecimento da gestão regionalizada, compartilhada e interfederativa do SUS.

A Conferência de Saúde é um espaço público de debates, onde se exerce a democracia participativa, ou seja, são espaços onde diversos setores da sociedade discutem e apontam soluções para os problemas que envolvem a saúde da população.