Plenária Popular Regional de Saúde é realizada em Fortaleza

O presidente do Sindsaúde-Ba e membro do Conselho Estadual de Saúde, Silvio Roberto dos Anjos e Silva, participou da Plenária Popular Regional Nordeste, do Conselho Nacional de Saúde, nos dias 13 e 14 de março, em Fortaleza. O objetivo é a preparação e a mobilização para a Plenária Nacional de Conselhos de Saúde e para as conferências municipais, estaduais e nacional de saúde.

Entre os temas discutidos nos grupos de trabalho estão: Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; Participação social; Valorização do trabalho e da educação em saúde. Durante a apresentação do tema Financiamento do SUS e relação público-privado foi apresentado um texto para discussão, cujo o título “Reestruturação do SUS através das parcerias público-privado” foi repudiado tanto no grupo, quanto na plenária. Foi aprovado que o texto não fizesse parte do documento base que servirá de orientação para discussão das conferências.

A 19ª Plenária Nacional de Conselhos de Saúde será realizada entre os dias 13 e 14 de abril. As conferências municipais estão previstas para acontecer entre 9 de abril e 15 de julho. Já as conferências estaduais serão realizadas de 16 de julho a 30 de setembro. A 15ª Conferência Nacional de Saúde será realizada, em Brasília, de 23 a 26 de novembro e terá como tema “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas” e eixo: “ Direito do povo brasileiro”.