NOTÍCIAS ESTADUAIS

XVIII Plenária Nacional de Conselhos de Saúde

O Sindsaúde-Ba foi representado na XVIII Plenária Nacional de Conselhos de Saúde, realizada nos dias 27 e 28 de maio em Brasília, pelo diretor Sílvio Roberto dos Anjos e Silva. Com o tema central “25 anos do SUS: Avanços e desafios para o controle social”, o evento, que foi ampliado com representação de entidades e movimentos sociais e populares, teve o objetivo de unir “o povo brasileiro de mãos dadas por um SUS de qualidade e para todos”.

O ponto alto, segundo o diretor do Sindsaúde, foi a aprovação da carta aberta da XVIII Plenária, pelos 1650 participantes. O documento repudia todas as tentativas de mudança deste sistema universal, equânime e integral, “que venha a tirar qualquer benefício já conquistado”.

A partir do amplo debate da conjuntura e da situação da saúde pública no Brasil, a Carta Aberta também recomenda às autoridades, nas três esferas de governo, reafirmar o SUS como modelo de integração de todas as políticas públicas; a necessidade de instituir financiamento, conforme preconizado no Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública – Saúde + 10; a implementação desta política, criando carreira única do SUS, com financiamento específico da União para valorização dos Trabalhadores da Saúde; as conferências como espaço de fortalecimento e participação social, inclusive na saúde; e reconhecer, incondicionalmente, o SUS como patrimônio do povo brasileiro.