Servidores do Hospital Dom Rodrigo de Menezes contra a gestão por PPP

Referência no tratamento da hanseníase na Bahia, o Hospital Especializado Dom Rodrigo de Menezes (HEDRM), em Águas Claras, será desativado para dar espaço à implantação do Instituto Couto Maia (ICM). A nova unidade será o resultado da fusão do HEDRM com o Hospital Couto Maia, que funciona em Monte Serrat. O governo do estado, de forma unilateral, decidiu implantar a gestão por Parceria Público Privada (PPP), visando a privatização do ICM, através de uma empresa escolhida por meio de licitação.

Diante da falta de discussão com a participação dos trabalhadores e a população a respeito da unificação dos dois hospitais, e das consequências dessa modalidade de gestão, o Sindsaúde-Ba e os funcionários do HEDRM convocam a sociedade para a mobilização em defesa do hospital, da qualidade da assistência e dos direitos dos trabalhadores.

A manifestação acontecerá na próxima quarta-feira (5/12), às 9h, em frente ao HEDRM, onde iremos chamar atenção das autoridades e da população para a necessidade de uma discussão maior acerca da transferência de gestão, sobre as perspectivas para a assistência aos pacientes e os direitos dos trabalhadores.

Para o Sindsaúde-Ba, a gestão por PPP é uma forma de privatização do SUS e contribui para a precarização das relações de trabalho. Outra preocupação do sindicato e dos trabalhadores diz respeito ao tratamento que será dado aos servidores do hospital. Além de temer a incerteza do vínculo trabalhista, os servidores do HEDRM questionam se a fusão vai atender de forma adequada aos pacientes de hanseníase, doença que exige tratamento específico.

Com a transferência da gestão do Hospital para uma empresa privada o governo abre mão do seu dever constitucional com a saúde, além de ferir a Constituição também no aspecto da contratação de pessoal que no sistema de PPP, não necessita de concurso público. Por tudo isso, os servidores do HDRM decidiram se manifestar publicamente em defesa do Hospital e do SUS.  Participe!

Dia: 05/12

Local: em frente ao Hospital Especializado Dom Rodrigo de Menezes