Sindsaúde abraça campanha Novembro Roxo

Mobilizar os profissionais de saúde com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância da prevenção e detecção precoce dos cânceres de próstata e pênis. Essa foi o compromisso firmado pelo Sindsaúde-Ba durante sessão especial realizada na Assembleia Legislativa, para lançamento da campanha Novembro Roxo, que visa a prevenção das duas doenças.

“O Sindsaúde incorpora a campanha com o compromisso de incentivar os profissionais da saúde a convencerem os homens a fazerem os exames de prevenção. Os índices de mortalidade dos cânceres de próstata e de pênis no Brasil são alarmantes, sobretudo na Bahia e no Nordeste”, destacou a presidente do Sindsaúde, Inalba Fontenelle, que participou da mesa de debates.

A sessão foi proposta pelo deputado estadual Álvaro Gomes (PC do B), autor do Projeto de Lei nº 19.997/12, que cria o Novembro Roxo. A proposição institui o mês de novembro como período de incentivo e divulgação à prevenção às referidas doenças. O PL estabelece ainda que o governo do Estado deverá, a cada novembro, através da Secretaria Estadual da Saúde, promover debates e outras ações educativas que conscientizem os homens do problema.

Participaram da sessão representantes da Liga Baiana Contra o Câncer, Sociedade Brasileira de Urologia, Sindicato dos Médicos da Bahia, Conselho Regional de Medicina, Hospital Ernesto Simões, dentre outras entidades.