Eunapolis, Itamaraju e Teixeira de Freitas receberam o sindsaúde Itinerante

Com projeto inovador para reaproximar os servidores públicos do Estado da Bahia com objetivo de lutarem pelos seus direitos, o projeto SindsaúdeBa Itinerante ganha força e continua sua saga pelo interior da Bahia. Neste últimos dias às três cidades que o projeto chegou para dialogar e debater temas importantes para os servidores públicos da saúde do Estado da Bahia foram Teixeira de Freitas, Itamaraju e Eunapolis.

“Nossa pauta de luta é pelos servidores públicos e vamos debater o precarização/terceirização no atendimento do Planserv nas cidades e na região do extremo Sul, a desvalorização salarial, plano de cargo e salário, além da aposentadoria e percas com a nova previdência social que já estão com propostas para Estados e Municípios, queremos esclarecer e ajudar cada servidor para que eles encontrem uma solução para seus problemas e estamos aqui para ajuda-los”, comentou a presidente Ivanilda Brito.

O SindsaúdeBa Itinerante tem o objetivo de levar às principais cidades, onde tem servidores de saúde, atendimento jurídico e RH, visando prestar atendimento aos associados durante a reunião. Para a servidora Anatália Santos, em Teixeira de Freitas, há sempre luz no fim do túnel. “Muito boa iniciativa, observo que nesta gestão há uma preocupação conosco do interior e isso me deixa orgulhosa e satisfeita em esta fazendo parte da entidade”, comentou dona Anatália.
“Nós somos a entidade, quando falamos em defender direito, só através dessas ações juntas que vamos mudar ficar usando whatsapp, facebook, compartilhando esses fakes news que são justamente para nos enfraquecer e perdermos forças de organização e luta, por isso, estamos apoiando o Sindsaúde Itinerante para que a entidade também reconheça que nós do interior fazemos parte e em uma reunião dessa percebemos que estamos prontas para lutar, o que não podem é deixar servidores achar que é simplesmente pegar a caneta e pronto, só que a caneta não está comigo, ela está com quem mada e eles não gostam de ajudar servidores públicos”, comentou a Edleiza Carvalho.

Segundo a presidenta do Sindsaúde, Ivanilda Brito, o serviço itinerante está alcançando resultados positivos. “Estamos sendo recebidos com muito carinho e respeito pelos nossos associados, que nos garantem continuar na luta pelos nossos direitos. Outros deixam claramente que é importante o sindicato visitar as bases e agradecem pela iniciativa. Nós temos em mente que nosso papel é defender o trabalhador, esclarecer e tirar todos as dúvidas, assim, teremos nossos objetivos, enquanto luta de classe, realizadas com sucesso”, comentou Ivanilda.
Seguindo estrada a dentro, a 70 km, mais uma parada, agora em Itamaraju. Com alegria e energia, cerca de 50 servidores receberam a chegada do Sindsaúde Itinerante, no auditório do Hospital. “Considerando a distância e todas as dificuldades nós estamos indo e esclarecemos tirando dúvidas de todos na reunião que tem algum processo do setor de RH?, esclarecemos os protocolos que muitos ainda têm dúvidas, como: a entrada na aposentadoria e o Abono. Com essa iniciativa itinerante, além de ajudar a esclarecer, estamos reaproximando a base da entidade”, comentou a assessora de Recursos Humanos – RH do SindSaúde, Jucélia Fernandes.
“Esse momento foi histórico, nos deu uma esperança, aqui em Itamaraju, o Planserv está muito ruim, como foi exposto outra parte ruim, essa onda de Fakes News tem que ser combatido, então, essa aproximação da equipe SindsaúdeBa para o Extremo Sul, nós queremos mais e atividades para que possamos fortalecer ainda mais nossa entidade e nossa luta”, comentou o biólogo, servidor público, Edmilson Oliveira.
Presente no SindsaúdeBa, a Diretora do Hospital, Adriana Santos, foi homenageada pelos servidores e a entidade, como apoiadora dos servidores públicos. “Estou muito feliz por estarem aqui, nosso papel é dialogar e apoiar, assim estamos diretamente melhorando o serviço, pois cada uma aposentado e ativo faz parte para melhorar os serviços públicos pela Bahia, parabéns SindsaúdeBa e todos aqui presente!”, comentou a diretora do hospital.
Seguindo estrada a dentro, a equipe SindSaúde Itinerante chega em Eunapolis, onde as dúvidas permeiam entre o setor jurídico e RH, como: insalubridade (direito retirado 2015), URV, licença, abono, aposentadoria e processos parados na 7ª Vara da Fazenda Pública devido a troca constante de Juízes.
“O mais importante é que usaremos todas as ferramentas de comunicação para esclarecer a nossa base, cobrar das autoridades e acompanhar os processos. O sindicato é um braço de defesa de cada servidor e nós vamos lutar por cada”, explicou a diretora de imprensa, Aladilce.
São muitos problemas e nas três primeiras visitas Planserv e URV batem recorde. Os servidores de Teixeira de Freitas não estando satisfeitos com o atendimento e com a falta de profissionalismo por parte de médicos e estalecimentos da área da saúde, que criaram sistema de “cota”, comunidando que são regras estabelecidas pelo Planserv na cidade.
“Estamos disposta a resolver os problemas, primeiro nós servidores, segundo nós, terceiro nós, são nossos direitos, anos de luta e de muito, mais muito trabalho, para termos esse salário que ainda esta a 5 anos sem reajuste, agora ficar sem atendimento médico, hospitalar sendo que pagamos em dias, vamos atrás de resoluções!”, comentou a presidente Ivanilda Brito, que levará até o setor do Planserv e entregará em mãos a coordenação.
Assista a leitura da Nota de Repúdio – IGTV – Sindsaudebahia [ sigam no instagram]

Confira a nota