ARTIGOS

Somos gratos a vocês professores.

A importância do professor. Professor, aquele que ensina, que transmite conhecimento, é ser essencial para a formação do ser humano. Entendendo, que uma sociedade desenvolvida, é uma sociedade esclarecida e o esclarecimento vem através dos professores, de um ensino de qualidade.
O papel do professor é fundamental dentro da escola e se reflete em toda a sociedade, pois ele é um agente ativo na formação de um cidadão. Além de ser um educador, atuando como gestor de aprendizagem, o professor tem influência para orientar e motivar seus alunos desde o primeiro contato do seu filho com a escola.
Mas afinal de contas, o que é lecionar? É fazer com que um adolescente pense por si mesmo e tenha ideias originais e sólidas? É permitir que uma criança descubra seus atributos ocultos e suas capacidades mais magistralmente acentuadas? É saber gerar sonhos nas mentes adultas, de modo que essas passem a viver para concretizá-los com determinação e furiosa glória? É reverenciar os mestres do passado, espalhando suas doutrinas e lições para além das fronteiras da ignorância e da mediocridade? É ter a genialidade de fazer as almas se descobrirem através de pensamentos, textos e exteriorizações sublimes? É ser tolerante, paciente e resiliente com aqueles que possuem dificuldades? É ser exigente, disciplinador e implacável com aqueles que se destacam dos demais? É liderar por meio do exemplo e de condutas éticas e virtuosas? É amar a dignidade humana em todos os aspectos e variações? É incitar alguém a caminhar com as próprias pernas e braços? É tecer críticas e elogios em momentos oportunos e eficientes? Ou são todas essas coisas juntas e mais um infinito punhado que jamais caberia no limitado globo?
Como podemos facilmente inferir, é gigantesca e muito regozijante a responsabilidade de um professor. Seus ensinamentos são capazes de potencializar sonhos ocultos e acender a luz no fim do túnel. Há potencialização quando o mestre consegue compreender de forma empática e perspicaz a multiplicidade das personalidades que existem em seu meio, procurando estimulá-las para que elas inflamem seus atributos, dons e habilidades para evolução da sociedade e de si mesmas.
Há engessamento quando o professor apenas exige que seus discípulos repitam processos acadêmicos, não permitindo os tais serem criativos e inovadores, pois existem tão somente para usarem as ideias alheias (repetição).
Em outras palavras, esses indivíduos são proibidos de pensar e vivem andando em círculos viciosos, ociosos e improdutivos que os transformarão em criaturas sem projetos originais e, principalmente, sem uma identidade profissional e pessoal significativa.
Esse tipo de sujeito é inimigo mortal da esperança e vilão do entusiasmo, gerando pessoas desmotivadas, infelizes e completamente frustradas diante de sua insipiente e maligna doutrina.
Por isso, neste dia 15 de outubro, nós do SindsaúdeBa parabenizamos a todos (as), em especial aos nossos professores (as) que nos fizeram homens e mulheres, mães e pais, pensantes, responsáveis e criaturas com projetos humanos em ajudar ao próximo. Somos gratos a todos você professores.
 

Compartilhe!

Os comentários estão encerrados.