DESTAQUES

SindsaúdeBa apoia a campanha Dia Mundial da Saúde Mental

 

Hoje, 10 de outubro, comemora o Dia Mundial da Saúde Mental. A vereadora e diretora de imprensa do SindsaúdeBa, Aladilce iria realizar uma Sessão Especial na Câmara de Vereadores de Salvador-Ba, em homenagem a história de luta pelos direitos conquistados e principalmente, pela importância de dialogar com a sociedade sobre a necessidade de fortalecer práticas que garantam o desenvolvimento das conquistas através da Reforma Psiquiátrica Brasileira.

Com a suspensão da sessão especial, devido a fake News espelhadas da Greve dos Policiais na Bahia, outras ações aconteceram nas sedes das ONG´s, Grupos de Pesquisas e Universidades pela Bahia para fortalecer a campanha. De acordo com a vereadora, enfermeira e diretora do SindsaúdeBa, Aladilce, saúde mental é um estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de usar próprias habilidades, recuperar do estresse rotineiro, ser produtivo e contribuir com a sua comunidade.

“A Atenção em saúde mental é oferecida no Sistema Único de Saúde (SUS), o aumento das ocorrências que envolve diretamente a população mais jovem coloca o suicídio como uma emergências médica, essa é uma tendências em todo o mundo, onde estimativa do órgão (OMS – Organização Mundial da Saúde), depois da violência, o suicídio é o fator que mais matam jovens, por isso, sem dúvidas há um aumento do fenômeno da depressão em toda a sociedade. A ameaça do desemprego e do fracasso profissional são fatores desencadeantes da depressão”, pontuou Aladilce.

 

Para a presidente do SindsaúdeBa, Ivanilda Brito informou que, entre outros iniciativas como debate, palestras e oficinas ações devem ser feitas o ano interior. “Uma campanha com cards e a distribuição de cartilhas de práticas de acolhimento em saúde mental são importantes para que a situação de sofrimento psicológico diminua e casos graves acabem. Para isso, saúde e educação precisam andar juntos”, explicou Ivanilda.

 

 

Compartilhe!

Os comentários estão encerrados.