Sessão especial em comemoração aos 30 anos Sindsaúde-BA marca a nova fase de luta pelos direitos.

A Câmara Municipal de Salvador realizou uma sessão especial em comemoração aos 30 anos do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (Sindsaúde-BA), na última sexta-feira (20), requerida pela vereadora e diretora da entidade Aladilce (PCdoB), no Plenário Cosme de Farias da Câmara.

O Sindsaúde-BA é uma entidade que desde sua origem tem reivindicado melhores condições salariais e de trabalho, especialmente dos servidores do Estado. A luta do sindicato também é por melhorias na prestação do serviço à população e no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

De acordo com a diretora e vereadora Aladilce, que é enfermeira de formação, a sessão especial é um momento de reflexão sobre a trajetória da entidade e seus próximos desafios. “Vivemos uma onda antidemocrática que busca enfraquecer os sindicatos, acabar com o SUS e precarizar as relações trabalhistas. Por isso, precisamos estar mobilizados para superar esses ataques e impedir o retrocesso no serviço público de saúde”, afirmou Aladilce.

Com uma trajetória iniciada pelas mulheres ainda no curso e graduação, a atual presidente do Sindsaúde Ba, Ivanilda Brito, disse emocionada a palavra “honrada pela nossa história”, fazendo menção a todas as homenagens anteriores. “Minha vida de luta dia a dia, me sinto honrada ao vê a casa cheia e esse reconhecimento de todo período que estamos atuando, precisamos dizer a todos e todas, que não é fácil, são muitas portas fechadas, negadas e não desistimos dos direitos dos servidores públicos do Estado da Bahia, por isso, viva aos 30 anos do Sindsaúde Ba”, comentou Ivanilda Brito.

Para a Deputada Federal Alice Portugal, as lutas são construídas coletivamente. “ Quero parabenizar a todos os ex presidentes, em especial a Deiró, Aladilce e a atual Ivanilda, a presidente do Sindsaúde-BA, pois são disputas importantes nessa trajetória de 30 anos, como a liminar da promoção, além de vitórias que não foram reconhecidas pelo governo, como os processos coletivos de URV, Insalubridade e Produtividade, essa é a democracia de uma país, agora, nesta desconstrução que vivemos os servidores públicos do Brasil estão sendo ameaçados e vendo seu direitos sendo jogados no ralo”.

A sessão especial aberta ao público reuniu todo a comunidade trabalhadora da área de saúde, filiados ao sindicato, representantes de centrais, poder público e vereadores de Salvador.

Para o presidente da CTB Bahia, Páscoal Carneiro, os desafios são grandes para os servidores público da Saúde. “Nesses 30 anos são muitos desafios que o Sindsaúde Ba, mas, por outro lado, nós assumimos vários desafios o da luta, de mobilização e nós precisamos intensificar a luta, por mais 30 anos de luta enquanto os trabalhadores, em especial, da área de saúde do Estado, não forem valorizados, nós da CTB-Ba, nos sentimos honrados por ter a Ivanilda na presidência, ela defende a categoria sem medo, sem vergonha e briga, mesmo quando as portas são fechadas, parabéns”, elogiou o presidente da CTB Ba.

“As transformações culturais são fundamentais, mas não acontecem de um dia para outro, esses 30 anos marcam a história de luta por homens e mulheres servidores públicos, além da resistência cotidiana, é impulsionar para que mais e mais lutas ocupem novos espaços que possam juntos lutar pela democracia do país, o que tem se chamado de empoderamento democrático, por isso, vamos juntos parabenizar o Sindsaúde pela sua história”, comentou a Secretária de Políticas para Mulheres do Estado da Bahia, Julieta Palmeira.

São muitas as lutas e as vitórias, mais há ainda desafios que precisam de unidade, para que os servidores públicos do Estado da Bahia. “Promoveremos ampla restruturação administrativa e de infraestrutura, profissionalizando a gestão do Estado e fortalecendo as atividades fim da autarquia, compreendidas pela fiscalização do exército profissional, registro e cadastro profissional e tribunal de ética. Com essa luta o Coren, junto com o Sindsaúde Ba defendemos todos e todas, mais não podemos esquecer – não é fácil, a luta só tem vitória coletivamente”, disse Maria Luiza, representante do Conselheira Nacional do COREN.

“Diante do momento de luta diária, nós estamos juntos na luta, a atuação da FETRAB para assegurar importantes direitos, vem com a soma do Sindsaúde Ba, pois essa unidade que faz a diferença essa vitória,  por 30 anos de história, mostra que se estivermos atentos poderemos alcançar resultados positivos em nossas lutas e ações”, pontuou coordenador geral FETRAB e diretor do Sindsefaz, Joaquim Amaral.

A presidente do Coren, Maria Inez ampliando as ações pelo Estado de fiscalização e melhorar a qualidade da educação dos profissionais pontua o debate contínuo e a valorização do Sindsaúde Ba.

Para a vice-presidente Tereza Deiró, emocionada com tanta alegria fez um discurso mostrando a importância da entidade e criticando as novas políticas adotadas pelo atual governo de Bolsanaro, com o FUTURE-SE, onde o classificou como “tenebroso” o projeto.

Em uma sessão marcada com fortes emoções, a presidente do Sindsaúde Ba, Ivanilda Brito, no seu discurso pontuou a evolução da entidade mais reafirmou o compromisso de renovação. “Hoje, tomamos uma nova decisão que entra para a história. Nós não vamos parar de lutar pelos servidores públicos trabalhadores da saúde do Estado da Bahia. essa data que comemoramos é a mesma que nós da força para uma nova maratona de luta pelos direitos de cada trabalhador que acredita em nossa entidade, viva ao Sindsaúde Ba”, encerrou a presidente.