Sindsaúde participa de solenidade comemorativa pelos 166 anos do Hospital Couto Maia

O atual Instituto Couto Maia, inaugurado como Hospital Couto Maia, completa neste dia 9 de abril 166 anos de fundação. A presidente do Sindsaúde Ivanilda Brito prestigiou a solenidade de comemoração pela passagem da data que contou com a palestra “A importância do SUS no Brasil”, com Jairnilson Paim, professor titular em Política de Saúde da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a apresentação do Grupo Vocal Feminino Maria Música. Na oportunidade também foram empossadas a nova Diretoria Médica da unidade, a diretoria da Coordenação de Residência Médica (Coreme) e a Ouvidoria.

Construído em 1853, no bairro de Monte Serrat, para ser um hospital de isolamento, com a missão de atender pacientes com febre amarela vindos de navios mercantes, o Hospital Couto Maia se tornou referência em doenças infectocontagiosa e parasitárias. Em 2018, a unidade foi substituída pelo Instituto Couto Maia, construído em Cajazeiras II, se tornando o maior hospital especializado em doenças infectocontagiosas do Brasil e centro de referência internacional em pesquisa no campo de doenças infecciosas.

Em sua fala, a presidente Ivanilda destacou que o maior patrimônio do Couto Maia são os servidores, de todas as classes, de todas níveis e categorias, que ajudaram a construir a unidade. “Se não fosse os servidores, o hospital não chegaria aos 166 anos”, destacou.