Novembro Azul: Sindsaúde-Ba alerta sobre importância da prevenção do câncer de próstata

Após um mês de Campanha “Outubro Rosa”, agora são os homens que são alertados sobre os cuidados com a saúde. Para isso, O Sindsaúde chama atenção para a campanha “Novembro Azul”, que tem o objetivo de promover a conscientização e prevenção do câncer de próstata.

Para isso, o tema será reforçado durante todo o mês nas redes sociais e no site da entidade. A iniciativa objetiva levar para os profissionais da saúde informações sobre como se prevenir, quais os fatores de risco e os principais sintomas do câncer de próstata.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. A estimativa é que 68.220 novos casos da doença sejam diagnosticados até o final de 2018.

A fase inicial do câncer de próstata não apresenta sintomas. Assim, por medo ou desconhecimento, os homens procuram o médico apenas quando começam aparecer os primeiros sinais, etapa em que, geralmente, a doença já está avançada. Daí a importância do diagnóstico precoce.

PREVENÇÃO

Ter uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e manter o peso corporal adequado são indicados para prevenção do câncer.  A realização dos exames de PSA e toque retal podem ajudar a identificar o câncer de próstata logo no início da doença, aumentando assim as chances de cura. . É importante destacar que todos os homens com mais de 50 anos devem realizar os exames.

FATORES DE RISCO

• Idade avançada: No Brasil, a cada 10z homens diagnosticados com câncer de próstata, 9 têm mais de 55 anos

• Histórico: Homens cujo pai e/ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos

• Sobrepeso: Estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal elevado