Outubro Rosa: Sindsaúde promove seminário “Mulheres e suas Potencialidades” para associados

Fotos: João Ubaldo

Em comemoração ao outubro rosa, mês de combate e prevenção ao câncer de mama, o Sindsaúde reuniu servidoras ativas e aposentadas de diversas unidades para participar do café da manhã com palestra “Mulheres e suas potencialidades”, realizada nesta quarta-feira (31/10), na sede do sindicato.

“Este é mais um evento que o Sindsaúde promove com o objetivo de valorização e melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores aposentados. É um trabalho de acolhimento e esclarecimento para todos, a luta econômica é imprescindível, mais cuidar da mente e do corpo é necessário para podemos continuar na luta”,  afirmou a presidente da entidade Ivanilda Brito.

A palestra foi proferida pela professora e mestre em desenvolvimento humano e responsabilidade, Inamárcia Gonzalez, que é docente da Faculdade Visconde de Cayru, conveniada com o Sindsaúde. O objetivo do evento foi exaltar as potencialidades da mulher com a capacidade de superação e força em momentos difíceis.

A palestrante contou a sua própria experiência no combate ao câncer de mama, trazendo exemplos de luta e otimismo na batalha contra a doença. Inamarcia, que descobriu o câncer há dois anos, destacou a importância da realização do autoexame e o acompanhamento preventivo regular com profissionais especializados.

Ela encorajou todas as mulheres, sobretudo aquelas que estão em tratamento de doenças, a enfrentar os problemas com coragem e determinação, transformando a experiência em aprendizado. “A doença me fortaleceu e me deu outra perspectiva para enfrentar as diversidades da vida. Os problemas da vida nos proporciona amadurecimento para encarar os momentos de dificuldades”, pontuou

Inamarcia ressaltou que a força do pensamento positivo também interfere diretamente na nossa qualidade de vida. “Nosso pensamento e nossa forma de encarar a vida têm o poder de mudar tudo a nossa volta. Por isso precisamos encontrar o propósito de nossas vidas”, afirmou. Por isso, a palestrante enumerou fatores que são essenciais para uma vida saudável, entre eles a  felicidade, a resiliência, a motivação e o entusiasmo.

Durante a palestra, Inamárcia também apresentou dados sobre o câncer de mama no Brasil. Segundo dados da OMS, 25% dos casos de câncer em mulher, são câncer de mama. A expectativa é que cerca de 1,2 milhão de mulheres sejam acometidas com câncer de mama entre 2018 e 2019.

A iniciativa do Sindsaúde foi bastante elogiada pelas servidoras que prestigiaram o evento. “Achei muito importante. Foi uma palestra muito motivadora e esclarecedora”. “Gostei muito da iniciativa do sindicato”, afirmou a auxiliar administrativa Simone de Jesus Reis que trabalha na Sesab,

A técnica de enfermagem aposentada Tânia Regina Cerqueira também elogiou a temática e parabenizou a iniciativa do sindicato. “Parabenizo o Sindsaúde pela palestra que trata sobre a saúde da mulher. Sempre é bom aprendermos sobre esses temas”, disse.