Sindsaúde promove encontro de aposentados com palestra e café da manhã

Bate papo, descontração e reencontro. Assim foi o clima do Encontro com Aposentados realizado pelo Sindsaúde-Ba, nesta terça-feira (2/10). Servidores aposentados de várias unidades participaram do evento que contou com palestra e café da manhã.

“O Sindsaúde é também a casa de vocês. É um espaço para vocês se informarem sobre a luta da categoria, mas também para se sentirem acolhidos. Enquanto sindicato, vamos fazer um trabalho de valorização e melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores aposentados”, afirmou a presidente da entidade Ivanilda Brito.

A Assistente Social e gerontóloga, Marta Caldas apresentou a palestra “Qualidade de vida: o momento é agora”, apresentando práticas simples do cotidiano que ajudam a manter a qualidade de vida. Durante a apresentação, ela destacou que o bem estar está ligado, sobretudo, à fatores externos do meio ambiente e internos, como a força interior de cada indivíduo. Por isso, sentimentos como pessimismo, egoísmo, mau humor e pensamentos negativos devem ser evitados.

Manter pensamentos positivos, praticar atividades de lazer, esportes e participar de espaços de convivência social são indicados para melhorar a qualidade de vida e a autoestima. “Muitas coisas independem de dinheiro. São atividades que estão ao nosso alcance e muitas vezes não valorizamos”, ressalta a gerontóloga.

No final da palestra, Ivanilda Brito ressaltou que um dos compromissos desta gestão é aproximar cada vez mais os aposentados da entidade. Por isso, vai intensificar as ações que valorizam este segmento, como a atividades de dança, palestra e o coral do Sindsaúde-Ba, que já está a todo vapor. A palestra foi finalizada com um café da manhã para os associados que elogiaram a iniciativa do sindicato.